Rally dos Sertões 2016

Começa o maior desafio para os apaixonados pelo Rally Cross Country. Superação, adrenalina, velocidade, técnica, garra e pé no porão para encarar durante sete dias as adversidades do roteiro de mais de 3 mil quilômetros de trilhas entre Goiás, Bahia e Tocantins. Conheça as descritivos das etapas do 24o. Rally dos Sertões.

04/09 – Etapa 1
Goiânia (GO) – Padre Bernardo (GO)
Trecho especial: 111,79 km
Total do dia: 364,54 quilômetros
A especial começa com muitas subidas e descidas. Em uma região montanhosa, com muitas trilhas estreitas e sinuosas, com abismos dos dois lados e muitos tops sem visão. O que exige total concentração dos pilotos e navegadores. O piso predominante é o cascalho e a piçarra. Será uma especial de média velocidade, com poucas retas e a poeira será muito intensa.

UTV de Edu Piano e Solon Mendes

05/09 – Etapa 2
Padre Bernardo (GO) – Cavalcante (GO)
Trecho especial: 374,84 km
Total do dia: 418,3 quilômetros
A especial terá início próximo a Mimoso de Goiás e será uma das mais técnicas e duras de todos os tempos. A largada será em zona agrícola, com longas retas. A competição segue por estradas de fazendas bem estreitas, sinuosas e com muitas lombas e lombadas. A prova continua por uma região montanhosa, com muitas pedras, lajes e zonas de trial com grandes erosões. A prova fica mais rápida e com todos os tipos de terreno (cascalho, piçarra, pedras grandes e lajes), alternando trechos de média e baixa velocidade. No último quarto da especial a prova fica bem veloz, seguindo assim até a última descida de serra, próximo a Cavalcante.

06/09 – Etapa 3
Cavalcante (GO) – Posse (GO)
Trecho especial: 376,41 km
Total do dia: 643,48 km
Será mais uma especial muito técnica e complicada. No início haverá estradas sinuosas, com muitas erosões e depressões. A prova prossegue por uma região montanhosa, com muitas subidas e descidas fortes e com trechos de trial. A prova se mantém sinuosa por estradas menores e com velocidade média. Mais à frente, prossegue por estradas de alta velocidade. O roteiro alterna trechos de média e alta velocidade, com muita navegação até o último trecho, onde a velocidade aumenta novamente e segue assim até o final. O piso predominante é o de cascalho. Porém, com muitas pedras, estradas de piçarra e pequenos trechos de areia.

07/09 – Etapa 4
Posse (GO) – Luís Eduardo Magalhães (BA)
Trecho especial: 361,94 km
Total do dia: 560,15 km
O Rally dos Sertões deixa o estado de Goiás e entra na Bahia. A especial deste dia começa bem próximo a Posse. Completamente diferente das anteriores, trata-se de uma prova bem rápida, com longas retas em áreas agrícolas de altíssima velocidade e muita navegação. A expectativa é que se registre as maiores velocidades da prova. O piso predominante é a piçarra. Porém, há longos trechos sinuosos e com areia. Segue assim até o seu último quarto, quando voltam as longas retas, com muitas lombas e depressões. Seguindo assim até o final do trecho cronometrado, no Km 40 da BR-020.

08/09 – Etapa 5
Luís Eduardo Magalhães (BA) – Mateiros (TO)
Trecho especial: 425,67 km
Total do dia: 461,14 km
Em Luís Eduardo Magalhães tem início a etapa maratona, na qual somente pilotos e navegadores podem fazer a manutenção de seus veículos. A especial terá início na Cachoeira do Acaba Vidas, na BA-458, com estradas bem sinuosas, muitas lombas e depressões. A prova prossegue por um longo trecho sinuoso e estreito, com estradas de piçarra e trechos com areia, o que exige muita navegação. Com três quartos da prova o ritmo aumenta novamente. Serão longas retas de alta velocidade. Seguindo assim até o trecho final, com muita areia na trilha.

09/09 – Etapa 6
Mateiros (TO) – Ponte Alta (TO)
Trecho especial: 514,98 km
Total do dia: 520,95 km
Esta será uma das etapas mais técnicas e difíceis de toda a história do Rally dos Sertões. A largada será no portão do parque de apoio. A especial começa travada, em estradas sinuosas e com piso arenoso. Segue por trechos de savanas, onde a navegação será primordial. A prova continua por estradas de piçarra e trechos arenosos, já no deserto do Jalapão. Depois do areião, há um trecho de trial e, no último quarto de prova, estradas menores de fazendas até o final.

10/09 – Etapa 7
Ponte Alta (TO) – Palmas (TO)
Trecho especial: 191,54 km
Total do dia: 243,61 km
Esta etapa fecha o Rally dos Sertões 2016 com chave de ouro. A especial terá início bem próximo a Ponte Alta e segue por estradas de piçarra, com trechos sinuosos de altíssimas velocidades. Na sequência, aparecem estradas menores, com erosões, riachos, depressões e pedras. No último trecho, a prova fica rápida novamente e segue assim até a última descida da serra. O final da especial será em Taquaruçu, na TO-030. Dali, carros, motos, quadris e UTVs seguem em deslocamento até a praia da Graciosa, em Palmas.

———————————————–
Texto: MSuzuki Comunicação
Imagem: Divulgação