Rali na Argentina começa nesta quarta (17): Território Motorsport está pronta!

Equipe disputou o Prólogo que definiu a ordem de largada para o South American Rally Race (SARR). Etapa de abertura será entre La Rioja e Chilecito e terá 390 km, sendo 250 de trechos cronometrados

A Território Motorsport começa nesta quarta-feira a acelerar para valer na 3ª edição do South American Rally Race (SARR). O desafio em meio ao deserto cruzará cinco províncias argentinas e passará pela região da Cordilheira dos Andes, sobretudo por caminhos por onde o Rally Dakar passou quando era disputado na América do Sul. Serão nove etapas entre 17 e 26/2 e um dia de descanso em 21/2. A etapa de abertura terá largada em La Rioja e chegada em Chilecito e uma Especial (trecho cronometrado) de 250 km.

Antes, nesta quarta-feira, as quatro duplas da equipe disputaram o Prólogo, em um trecho cronometrado de 12 km que definiu a ordem de largada para o SARR. Na categoria T3.2, os estreantes na prova (com exceção de Roldan) ficaram entre os Top 10: Carlos de Castro Neto/Lourival Roldan #256 completaram em 5º (7m57s) e Lélio Júnior/Weberth Moreira #259 na 9ª posição (8m57s). Já na categoria T3.1, a dupla argentina Nazareno López/Ricardo Torlaschi #227 marcou a 14ª posição (8m06s) e Edu Piano/Solon Mendes #207 em 15º (8m07s). Todos competem com UTVs Maverick X3 TM, preparados pela Território Motorsport.

“A sensação de pilotar um UTV é muito boa. Tivemos um problema no freio que nos fez perder ritmo, mas a prova é muita longa e começa amanhã para valer, então vamos no nosso ritmo”, afirma López de Chubut, na Patagônia argentina, que está em sua terceira participação e, nesta edição, pilota pela primeira vez um UTV da equipe brasileira.

A dupla Castro/Roldan ficou satisfeita com a posição da largada. “Foi bem prazeroso acelerar um pouco hoje. Vamos fazer alguns acertos e estamos prontos para começar”, diz o piloto de Campo Grande (MS) que faz sua estreia no SARR. “Fomos bem, foi tranquilo, sem erros e gostei do ritmo e da posição de largada. Gostei da tocada do Carlos, pois e a primeira vez que está andando neste UTV e se formos neste ritmo no rali vai ser bom”, explica Roldan, experiente navegador, Campeão do Dakar nos UTVs (2017) com 12 participações.

Na estreia no SARR, os goianos estão em contagem regressiva. “Nossa expectativa é fazer um rali sem problemas mecânicos para minha estratégia funcionar e completar o rali. Estou ansioso e não vejo a hora de acelerar para valer”, diz o piloto Lélio. “Deu para sentir um pouco o terreno, pois aqui é tudo muito aberto e diferente do que vemos no Brasil. Parece que os quatro primeiros dias serão bem duros e com navegação difícil, mas vamos com calma e a prioridade é terminar um dia de cada vez”, completa o navegador Moreira.

“Fizemos um Prólogo mais conservador, porque a prova começa amanhã. E estamos confiantes e animados para mais um rali que promete ser tão bom ou melhor que os anteriores, tanto que, desde que corremos a 1ª edição, o SARR entrou para o calendário oficial da equipe”, afirma Piano (Tatuí/SP), nove vezes campeão do Sertões, a maior prova off-road das Américas. “Teremos uma prova difícil, com muita pedra e navegação, do jeito que gostamos. E estamos muito felizes em participar de uma prova válida pelo campeonato Sul-Americano de Rally”, finaliza o cearense Mendes. Na terceira participação consecutiva no SAAR, Piano/Mendes são os únicos brasileiros inscritos na disputa para correr o campeonato Sul-Americano.

Equipe campeã – A Território Motorsport, equipe com sede em Tatuí (SP) e criada por Edu Piano completou 23 anos em 2022. Piano sempre trabalhou com preparação de veículos de competição off-road das mais diversas categorias, caminhões, carros e, desde 2016, se especializou em UTVs e foi responsável pela entrada de muitos pilotos que aderiram à categoria que mais cresce no grid nacional na última década. Pela equipe algumas duplas foram Campeãs do Sertões, no Brasileiro de Rally Cross Country no Sertões Series, entre outros campeonatos e prova. Em 2021, a equipe foi Campeã do SARR na geral e nas categorias T3.1 e T3.2

A Território Motorsport conta com patrocínio da General Tire e Garrett.

Roteiro South American Rally Race- 17 a 26/2 – Argentina

17/2 – Etapa 1 – La Rioja – Chilecito
(Total do dia 390 km, sendo 250 de Especial)

18/2 – Etapa 2 – Chilecito – San Juan
(Total do dia 550 km, sendo 330 de Especial)

19/2 – Etapa 3 – San Juan – Tunuyan (maratona motos)
(Total do dia 460 km, sendo 320 de Especial)

20/2 – Etapa 4 – Tunuyan – Alvear
(Total do dia 430 km, sendo 300 de Especial)

21/2 – Day Off – Descanso (Alvear – Mendoza)

22/2 – Etapa 5 – Alvear – 25 de Mayo (maratona quadris)
(Total do dia 550 km, sendo 320 de Especial)

23/2 – Etapa 6 – 25 de Mayo – Villa Regina
(Total de 400 km, sendo 270 de Especial)

24/2 – Etapa 7 – Villa Regina – Gral Conesa (maratona autos)
(Total do dia 400, sendo 270 de Especial)

25/2 – Etapa 8 – Gral Conesa – Viedma
(Total do dia 350 km, sendo 230 de Especial)

26/2 – Etapa 9 – Viedma – Viedma
(Total do dia 300, sendo 200 de Especial)

*programação sujeita a alterações

Contatos com a imprensa
MSuzuki Comunicação
Mércia Suzuki – 11 99705-7720 / mercia.suzuki11@gmail.com
Facebook: @msuzukicomunicacao/ Instagram: @msuzukicomunicacao
www.msuzukicom.com.br