Rodrigo Luppi/Maykel Justo, Lélio Jr/Weberth Moreira, Edu Piano/Fausto Dallape e Bruno Conti/Filipe Bianchini disputarão Rally RN1500

Terá início nesta quinta-feira, 10, a 22ª edição do Rally RN1500, desta vez, com largada em Campina Grande, na Paraíba, e chegada em Mossoró, no Rio Grande do Norte, no domingo (13). E para encarar essa tradicional prova do calendário nacional de Rally Cross Country, a Território Motorsport (Tatuí/SP) estará com quatro duplas de UTVs no grid: Rodrigo Luppi/Maykel Justo, Lélio Jr/Weberth Moreira, Edu Piano/Fausto Dallape e Bruno Contii/Filipe Bianchini. Todos ainda estão embalados pelo Rally do Jalapão, que aconteceu há duas semanas, e prova na qual aceleraram por três dias no oeste da Bahia. Quarenta e dois UTVs estão inscritos na prova, além de 38 motos e 12 carros.

A tradicional prova potiguar sempre agradou em cheio os competidores pela diversidade de terrenos e pela Especiais técnicas. Na edição deste ano 90% do roteiro é inédito com aproximadamente 986 quilômetros, dos quais 764 de trechos cronometrados (Especiais). A primeira etapa, 10, será em terras paraibanas, entre Campina Grande e Riachão do Bacamarte, com um total de 190 quilômetros, sendo 140 de Especial.

A dupla paulista Rodrigo Luppi/Maykel Justo foi Campeã do RN1500 2019, na categoria UTV Pro e, neste ano, pretende buscar um bom resultado novamente. “Diferentemente do Rally do Jalapão que tivemos problemas mecânicos, nessa prova pretendemos acelerar muito e buscar o pódio e quem sabe repetir o resultado do ano passado”, diz o piloto Luppi (Vinhedo). “A expectativa é boa, estamos preparados e vamos tentar brigar por uma vitória na categoria, se tudo der certo”, completa Justo (Taubaté).

Aos 16 anos, Bruno Conti, filho de Luppi, faz sua estreia no RN1500, em sua segunda temporada nos ralis. Em 2019 fechou o ano como Vice-Campeão Brasileiro de Rally Baja, na categoria UTV Start, e vem evoluindo sua pilotagem com a ajuda de navegadores experientes. “Será uma prova longa e desafiante. A intenção principal é terminar e ir me adaptando ao ritmo de prova, sem correr riscos”, afirma o jovem piloto. O navegador de Brasília (DF), Filipe Bianchini, tem boas expectativas para sua segunda prova com Conti: “Acho que será uma prova prazerosa. O Bruno é um piloto rápido e está adquirindo cada vez mais experiência e teremos quatro dias de terrenos variados para nos divertir.”

“Gosto muito do RN pelo nível técnico e por tudo que oferece. A ideia é subir ao pódio novamente este ano. E nossa expectativa é boa, porque os UTVs estão bem preparados para encarar o RN e todos da equipe estão bem animados”, afirma o multicampeão dos ralis Edu Piano (Tatuí/SP), que nesta edição contará com a navegação de Fausto Dallape. “A intenção é fazer uma boa prova, completar todas as Especiais e finalizar o rali com uma boa colocação”, diz o competidor de Atibaia/SP.

Os goianos Lélio Junior/Weberth Moreira pretendem acelerar o que não conseguiram no Rally Jalapão devido a um problema no UTV, mas ainda assim completam todos os dias de prova. Agora, com o equipamento revisado e em ordem, a intenção é ditar um ritmo mais forte, testar as alterações e chegar em Mossoró com um bom resultado. “Teremos quatro dias para acelerar, acertar o equipamento, nessa prova que me agrada muito. Certamente será um bom treino para o Sertões”, destaca o piloto Lélio.

E desafio é o que não vai faltar à equipe para percorrer os dois estados até domingo, encarando serras, pedras, areia, subidas e descidas, curvas sinuosas e trechos travados, desta terceira prova do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. As equipes estão concentradas até sexta-feira, em Campina Grande. O Parque de Apoio da prova está localizado no Vila Sítio São João, onde também das vistorias técnicas, briefing. A organização do Rally RN1500 segue todos os protocolos e medidas para evitar a propagação do Coronavírus, de acordo com as Confederações Brasileiras de Motociclismo (CBM) e Automobilismo (CBA), assim como dos governos estaduais e municipais, conforme as determinações da Organização Mundial da Saúde e das autoridades sanitárias brasileiras.

Sobre a equipe – Com 21 anos, a Território Motorsport é uma das equipes mais tradicionais no Rally Cross Country brasileiro. Chefiada pelo piloto Edu Piano (oito vezes campeão do Rally dos Sertões: um na geral dos carros, seis nos caminhões e um nos UTVs), durante 12 temporadas (2002 a 2014) a equipe representou a Ford Racing Trucks/ Território Motorsport e conquistou oito títulos no Caminhões no Sertões. Entre 2011 e 2014, a equipe foi a oficial da Troller na competição. Com a Troller Racing/Território Motorsport, o time sagrou-se bicampeão da prova na Production T2. Movido a desafios, a partir de 2016, Piano passou a desenvolver UTVs (Can-Am Maverick X3) para competição e, desde então, a equipe disputa os Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country, além do Sertões. Em 2018, Edu Piano/Solon Mendes foram Campeões do Sertões nos UTVs (Over 45), o que lhes garantiu o primeiro título na categoria e o sétimo da dupla recordista da competição. No Sertões 2019 o resultado da equipe foi: Piano/Mendes (vice-campeões na UTV Over Pró), Lélio Junior/Weberth Moreira (vice-campeões UTV Super Production) e Rodrigo Luppi/Flavio Bisi (4º na UTV Over Pró). Piano, ao lado de Fausto Dallape, foi Campeão da Mitsubishi Cup 2019, na L200 Triton Sport R e conquistou seu tetracampeonato. Rodrigo Luppi encerrou 2019 como vice-campeão do Campeonato Sertões Series, na UTV Pró, enquanto Lélio Júnior e Moreira foram Campeões do Sertões Series e Vice-Campeões Brasileiros de Rally Cross Country (UTV Super Production).

A Território Motorsport em apoio da SFI CHIPS. Para conhecer mais sobre a equipe: www.territoriomotorsport.com.br, Facebook: @territoriomotorsport4x4, Instagram: @territoriomotorsport e Twitter @territorio4x4

Programação 22º Rally RN 1500

10/09 -1ª Etapa
Campina Grande (PB) x Riachão do Bacamarte (PB)
Total do dia: 190 km, sendo 140 km Especial (trecho cronometrado)

11/09 -2ª Etapa
Campina Grande (PB) x Parelhas (RN)
Total do dia: 263 km, sendo 206,4 km Especial (trecho cronometrado)

12/09 – 3ª Etapa
Jucurutu x Triunfo x Mossoró (RN)
Total do dia: 288 km, sendo 199 km Especial (trecho cronometrado)

13/09 -4ª Etapa
Mossoró x Assú x Porto do Mangue x Areia Branca x Mossoró (RN)
Total do dia: 245 km, sendo 219 km Especial (trecho cronometrado)

Assessoria de Imprensa – Território Motorsport
MSuzuki Comunicação
Mércia Suzuki – 11 99705-7720 / mercia.suzuki11@gmail.com
Facebook: @msuzukicomunicacao/ Instagram: @msuzukicomunicacao
www.msuzukicom.com.br