Quarto dia do rali potiguar terá 302 quilômetros, sendo 221 de Especiais

Muita areia, dunas e navegação por GPS fazem parte do cenário da quarta e última etapa da 22ª edição do Rally RN1500, que acontece neste domingo, 13, no Rio Grande do Norte. E a Território Motorsport parte com seus quatro UTVs para os 302 quilômetros finais, dos quais 221 de trechos cronometrados (Especial), que irão definir os vencedores do rali potiguar, válido por quatro etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Duas duplas paulistas que estão com um pé no pódio: Edu Piano/Fausto Dallape #105 em 4º no acumulado na Over Pró (UOP) e Rodrigo Luppi/Maykel Justo #106 na 5ª posição da Pró Elite (UT1), após três etapas.

Na penúltima etapa, no sábado (12), após andarem em um ritmo forte, Luppi/Justo conquistaram o 4o na geral dos UTVs (3h29m23s), na Especial de 206 km. A dupla só não teve um melhor desempenho porque estava com o coletor trincado. “Vamos largar em 4° no grid neste último dia e vamos pra cima”, avisa Luppi, piloto de Vinhedo (SP).

Apesar dos perrengues, dignos de uma prova de alto nível técnico e repleta de variações de terrenos como é a tradição do RN1500, Piano elogiou as três Especiais percorridas até o momento. A dupla Piano/Dallape fechou em 4o na Over Pro (UOP), em 3h36m43s, mas precisou driblar mais dificuldades: Piano pilotou praticamente toda a Especial em 4×2, pois teve problemas mecânicos. “Quebramos o diferencial dianteiro no Km 5 e, fizemos a Especial toda em 4×2, e ainda furamos um pneu. Mas foi uma etapa muito boa e prazerosa agora falta mais um dia”, diz o piloto de Tatuí (SP).

O pivô da roda esquerda foi a vilã do dia para a dupla goiana Lélio Júnior/Weberth Moreira #114. Segundo Lélio, provavelmente estava mal encaixada e se soltou logo no início da Especial e impediu que a dupla completasse a Especial 3. “Isso foi logo no Km 15. Daí tivemos de improvisar, demos um jeito, amarramos e fomos pelo asfalto e abortamos a Especial”, lamentou o piloto Lélio Júnior, que compete pela Super Production (UT3).

Já Bruno Conti/Filipe Bianchini #138 não completaram porque tiveram problemas também com o coletor no final da Especial, assim como o pai Rodrigo Luppi. Conti é o piloto mais jovem do grid, com 16 anos, disputa a prova pela categoria UTV Experimental (UTE) e vem cada vez mais mostrando evolução em sua pilotagem, com a ajuda do navegador brasiliense que já tem nove edições do RN1500 e, com quem, também competiu os três dias do Rally Jalapão no final de agosto.

Os resultados completos da 3º Especial dos UTVs no 22º Rally RN1500: http://chronosat.com/res/race_ss.php?mod=3&ss=3 e resultados acumulados http://chronosat.com/res/race.php?mod=3 No penúltimo dia, sábado 912), nos UTVs quem levou a melhor foi a dupla Neto Valentim/Breno Rezende, já nos carros, Carlos Ambrósio/Cadu Sachs foram os mais rápidos. A etapa foi vencida nas motos, novamente, por Adrien Metge.

Sobre a equipe – Com 21 anos, a Território Motorsport é uma das equipes mais tradicionais no Rally Cross Country brasileiro. Chefiada pelo piloto Edu Piano (oito vezes campeão do Rally dos Sertões: um na geral dos carros, seis nos caminhões e um nos UTVs), durante 12 temporadas (2002 a 2014) a equipe representou a Ford Racing Trucks/ Território Motorsport e conquistou oito títulos no Caminhões no Sertões. Entre 2011 e 2014, a equipe foi a oficial da Troller na competição. Com a Troller Racing/Território Motorsport, o time sagrou-se bicampeão da prova na Production T2. Movido a desafios, a partir de 2016, Piano passou a desenvolver UTVs (Can-Am Maverick X3) para competição e, desde então, a equipe disputa os Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country, além do Sertões. Em 2018, Edu Piano/Solon Mendes foram Campeões do Sertões nos UTVs (Over 45), o que lhes garantiu o primeiro título na categoria e o sétimo da dupla recordista da competição. No Sertões 2019 o resultado da equipe foi: Piano/Mendes (vice-campeões na UTV Over Pró), Lélio Junior/Weberth Moreira (vice-campeões UTV Super Production) e Rodrigo Luppi/Flavio Bisi (4º na UTV Over Pró). Piano, ao lado de Fausto Dallape, foi Campeão da Mitsubishi Cup 2019, na L200 Triton Sport R e conquistou seu tetracampeonato. Rodrigo Luppi encerrou 2019 como vice-campeão do Campeonato Sertões Series, na UTV Pró, enquanto Lélio Júnior e Moreira foram Campeões do Sertões Series e Vice-Campeões Brasileiros de Rally Cross Country (UTV Super Production).

A Território Motorsport em apoio da SFI CHIPS. Para conhecer mais sobre a equipe: www.territoriomotorsport.com.br, Facebook: @territoriomotorsport4x4, Instagram: @territoriomotorsport e Twitter @territorio4x4

Programação 22º Rally RN 1500

13/09 – 4ª Etapa
Mossoró x Assú x Porto do Mangue x Areia Branca x Mossoró (RN)
Total do dia: 302, sendo 221 km Especial (trecho cronometrado)

Assessoria de Imprensa – Território Motorsport
MSuzuki Comunicação
Mércia Suzuki – 11 99705-7720 / mercia.suzuki11@gmail.com
Facebook: @msuzukicomunicacao/ Instagram: @msuzukicomunicacao
www.msuzukicom.com.br