Edu Piano e Solon Mendes juntos no Baja Jalapão 500

Solon Mendes e Edu PianoMais de 1.000 quilômetros de percurso, com muita areia pesada e diversidade de terrenos será o desafio deste fim de semana, 3 e 4, do piloto paulista Edu Piano, que desta vez, contará com navegação do cearense Solon Mendes. A bordo de um Can-Am Maverick X3 X RS, a dupla da Território Motorsport, hexacampeã do Rally dos Sertões, está em Palmas, no Tocantins, para disputar o Rally Baja Jalapão 500, válido pelas quinta e sexta etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.

Após vencer de ponta a ponta o Rally Cuesta Off-Road, em maio, o campeão da prova nos UTVs vai pilotar pela primeira vez, o novo veículo, nas areias do conhecido deserto do Jalapão, que por muitos anos competiu a bordo de carros e caminhões. “O objetivo é testar alguns acertos que realizamos depois da prova de Botucatu. Mas principalmente competir em uma prova mais exigente e dura como é a do Jalapão para fazer os ajustes finais para o Rally dos Sertões”, afirma Piano, que acumula seis títulos na maior prova off-road do país – um na geral dos carros e mais seis nos caminhões.

Edu Piano

Piano estreou o novo UTV em março, na prova de abertura da temporada em Barretos (SP) e, desde então, a equipe vem trabalhando duro na evolução do veículo. “Teremos vários tipos de pisos e situações adversas para teste, além da areia pesada. É bem prazeroso e desafiante pilotar no Jalapão e, desta vez, contar com a navegação do Solon será o diferencial”, ressalta o piloto.

Experientes e com mais de 25 anos no off-road, Piano e Mendes já aceleraram muitas vezes no Jalapão, mas com um UTV será a primeira vez. “Estava com saudades de tudo isto aqui, nossa expectativa é o de fazer uma excelente prova e completar. E essa certamente será incrível, porque gosto muito de correr no Jalapão e em disputas onde a navegação é bem exigente”, diz Mendes, o cearense com o maior número de títulos no Rally dos Sertões, são seis ao lado de Piano, nos caminhões.

Edu Piano

A dupla de numeral #10 compete pela categoria UTV Cross Country Pró, uma das mais competitivas do grid de 17 veículos. A prova conta também com motos, quadriciclos e carro.

A prova – A terceira edição do Baja Jalapão 500 terá 1.019 quilômetros de percurso, dos quais 643 de trechos cronometrados. No sábado (3), os competidores largam de Palmas rumo a São Félix do Jalapão e precisarão completar 478 quilômetros, dos quais 297 de Especiais. Já no domingo, retornam a capital tocantinense para um dia longo de 541 quilômetros, sendo 337 de Especiais. A largada e chegada e o parque de apoio tem como base o Shopping Capim Dourado (107 Norte Av. JK Ns 05 – s/n lt 1 – Plano Diretor Norte). Nesta sexta-feira, os competidores participam do briefing a partir das 18h30 e da Largada Promocional às 20h30.

Para acompanhar as notícias da Território Motorsport, equipe com sede em Tatuí (SP): site www.territoriomotorsport.com.br e facebook: Território Motorsport.

A dupla tem patrocínio da Território Motorsport e apoio da Garrett.

Programação Rally Jalapão 500 – Tocantins

Dia 3 (sábado) – Palmas / São Félix do Jalapão
Deslocamento inicial – 180 km
Trecho cronometrado – 297 km
Deslocamento Final – 1 km
Total – 478 km – Piso Areia

Dia 4 (domingo) – São Félix do Jalapão / Palmas
Deslocamento inicial – 12 km
Trecho cronometrado – 337 km
Deslocamento final- 192 km
Total – 541 km
19h30 – Premiação – Shopping Capim Dourado


Assessoria de Imprensa – Equipe Território Motorsport
Mércia Suzuki – mercia.suzuki11@gmail.com
Cel. 11 99705-7720
Fotos: Magnus Torquato/Fotop e Photo Action.