Primeiro piloto a ser campeão da Mitsubishi Cup, Edu Piano acelera neste sábado, em Mogi Guaçu (SP)


A Mitsubishi Cup, campeonato de rali cross country de velocidade, está completando 20 anos e uma série de ações e novidades está programada para a temporada. Para essa etapa de abertura que acontece neste sábado, em Mogi Guaçu, o piloto Edu Piano (equipe Território Motorsport/ Tatuí-SP), 49 anos, foi convidado pela Mitsubishi Motors a acelerar na nova categoria a L200 Triton Sport R. O paulista foi o primeiro Campeão da Cup em 2000 (L200 R) e depois conquistou mais dois títulos, em 2002 e 2004.

A Spinelli Racing, responsável pela organização do campeonato a partir deste ano, projetou a L200 Triton Sport R e a fábrica da Mitsubishi, em Catalão (GO), produziu os exemplares para venda. A picape na qual Piano vai competir, ao lado do navegador Fausto Dallape, foi adesivada especialmente com uma homenagem ao piloto.

“Convidamos o Edu por ter sido o primeiro campeão da história da Mitsubishi Cup e, sem dúvida, um dos protagonistas dessa história. Ele é um dos maiores vencedores do campeonato com três títulos”, explica Spinelli. “Estamos empenhados em destacar os pilotos, navegadores e equipes como verdadeiras estrelas do campeonato”, completa.

Para Piano que tem uma trajetória que 27 anos no off-road e vários títulos nos ralis, entre eles, é um dos recordistas de títulos no Rally dos Sertões, foi oito vezes campeão em três categorias (uma na geral dos carros, seis nos caminhões e uma nos UTVs/Over 45 em 2018), os títulos na Mit Cup tiveram também grande importância em sua carreira. “Fiquei muito feliz com o convite do Guiga e do Youssef (Haddad), porque a Cup sempre foi uma das minhas provas favoritas e que sempre valorizei, só acabei me afastando dos grids nos últimos anos por falta de patrocínio. Pelo o fato de os carros serem todos iguais valoriza muito a pilotagem e também o navegador e isto é muito legal”, ressalta o tricampeão do campeonato.

Para Dallape que já fez dupla com Piano em várias etapas no campeonato será um dia bem especial: “Correr na Cup e, ainda, com o Edu é voltar no tempo. Estou muito empolgado porque praticamente iniciei minha trajetória de 21 anos como navegador neste campenoato. Tenho muito carinho pela Cup tudo aqui é super organizado e foi ganhando excelência ao longo dos anos.”

A etapa começa com um Prólogo, às 8h30, e depois a partir das 9h48 terá início a prova 1. No total serão três voltas de aproximadamente 35 quilômetros que termina no Autódromo Velo Città. São seis categorias em disputa: L200 Triton Sport R, L200 Triton ER, L200 Triton ER Master, ASX RS, ASX RS Master e L200 Triton Sport RS.

Programação Etapa 1 – Mitsubishi Cup – Mogi Guaçu (SP) – 27/4
07h30 – Parque fechado
08h00 – Largada Velo Città Run – Galera do Pace
08h30 – Largada do prólogo – Mitsubishi Cup
09h48 – Largada da Prova 1 – Mitsubishi Cup
11h48 – Largada da Prova 2 – Mitsubishi Cup
13h48 – Largada da Prova 3 – Mitsubishi Cup
15h00 – Premiação Mitsubishi Cup

Calendário Mitsubishi Cup 2019*
1ª etapa – 27 de abril – Mogi Guaçu (SP) / Autódromo Velo Città
2ª etapa – 25 de maio – Ribeirão Preto (SP) / Haras Leão
3ª etapa – 29 de junho – Jaguariúna (SP) / Haras Patente
4ª etapa – 03 de agosto – Indaiatuba (SP) ou Ponta Grossa (PR)
5ª etapa – 28 de setembro – Cordeirópolis (SP)
6ª etapa – 19 de outubro – Magda (SP)
7ª etapa – 23 de novembro – Mogi Guaçu (SP) / Autódromo Velo Città

*Datas e locais sujeitos à alterações.

——————————————————–
Texto: Mércia Suzuki