Em Conceição do Mato Dentro (MG), o multicampeão Edu Piano segue para sua 2ª temporada, agora na categoria UTV Pró-Elite. A dupla goiana Rafael Cassol/Lélio Jr estreia na categoria, enquanto Rodrigo Luppi (Vinhedo/SP) retorna ao grid

A categoria que mais cresce nos últimos anos no grid do off-road nacional terá mais de 50 UTVs (Utility Task Vehicle ou Veículo Utilitário Multitarefas) na abertura dos Campeonatos Brasileiro de Rally Baja e Brasileiro de Rally Cross Country, que acontece neste fim de semana, 10 e 11, na cidade de Conceição Mato Dentro (MG). Três deles são da Território Motorsport do piloto de Tatuí/SP, Edu Piano, um dos veteranos do off-road nacional que está em sua segunda temporada na categoria. Entre as novidades da equipe para o Rally Minas Brasil está a dupla de Goiás, Rafael Cassol (Rio Verde) e Lélio Jr (Goiânia), estreantes na categoria, e o piloto de Vinhedo/SP, Rodrigo Luppi, que retorna ao grid após alguns anos afastados das competições. Os três pilotos irão acelerar um Can-Am Maverick X3 preparado pela equipe.

“A temporada passada foi bem positiva como competidor estreante nos UTVs e também para o desenvolvimento do veículo”, afirma Piano, 48 anos, 26 de off-road e heptacampeão do Rally dos Sertões. “Todas as informações colhidas durante as provas (Brasileiro de Rally Baja, Rally dos Sertões entre outras) foram aplicadas nos nossos veículos, uma vez que estamos trabalhando com UTVs para locação, a partir deste ano, e o Rafael e o Luppi irão testá-los já com as alterações”, explica o piloto da categoria UTV Pró-Elite.

Cassol está empolgado para acelerar o UTV. “ Acompanhamos a evolução da categoria e, a partir disso, Lélio e eu tivemos o interesse em ver como o veículo se comporta, qual a sensação de pilotar o veículo e essa prova será um grande teste para conhecermos o UTV. Diante disso e o terreno de pedras e montanhas que nos aguarda, estamos com uma expectativa muito boa para esse fim de semana. Certamente será um desafio bem interessante para nós”, afirma. Como competirão em dupla e com planilha, Cassol e Lélio, disputarão pela UTV Double. A dupla é bicampeã do Rally dos Sertões (na Production T2 e na Pró Brasil).

Já o paulista Luppi está desde 1998 no off-road e, em meio a sua trajetória, tem um título no Rally dos Sertões na categoria T2 em 2000. Mas devido a compromisso profissionais e a chegada dos filhos, decidiu parar em 2004 e retorna nesta temporada para valer na categoria UTV Pró. “No final do ano passado fiz duas provas para testar o veículo e estou muito feliz em ter escolhido para meu retorno uma equipe tão competente e de pessoas amigas como a Território. As expectativas são boas, pois pretendo fazer todo o campeonato e também o Rally dos Sertões”, conta o piloto.

Válida pelas 1ª e 2ª etapas do Brasileiro de Rally Baja, do Brasileiro de Rally Cross Country e do Campeonato Mineiro a prova terá 150 quilômetros de percurso em cada dia e passará por Itacolomi, Ouro Fino, Córregos, Santo Antônio do Cruzeiro, Tapera e Congonhas do Norte. Região montanhosa, com pedras, curvas, trechos de alta e baixa velocidade prometem uma boa disputa para UTVs, motos, quadriciclos e carros. O Parque de Apoio do rali está concentrado, no aeroporto de Conceição do Mato Dentro. Neste sábado, a programação começa cedo, a partir das 7 horas, quando será disputado o Prólogo que define a ordem de largada e será disputado de dois em dois – primeiramente as motos, depois quadriciclos, UTV e carros.

Equipe campeã- Com sede em Tatuí (SP), a Território Motorsport é uma das equipes mais tradicionais no grid do Rally dos Sertões e é chefiada por Edu Piano. Durante 12 temporadas (até 2014) a equipe representou a Ford Racing Trucks/ Território Motorsport e conquistou oito títulos. E também, entre 2011 e 2014, como a Troller Racing/Território Motorsport sagrou-se bicampeã da prova na Production T2. A partir de 2016, Piano passou a desenvolver e preparar UTVs e já na segunda participação no 25º Rally dos Sertões (2017), a dupla Edu Piano/Solon Mendes finalizou em quatro na geral dos UTVs. Na primeira temporada que disputou o Campeonato Brasileiro de Rally Baja, Piano se destacou entre os ponteiros em várias etapas e finalizou 2017 em quatro na UTV Pró.

Mais informações sobre o piloto no site www.territoriomotorsport.com.br, Facebook: Território Motorsport e Twitter: @territorio4x4.

Programação – 1º Rally Minas Brasil (Conceição do Mato Dentro/MG)

10/03 – Sábado
7h00 – Largada no Prólogo CBM (7 km)
8h00 – Prólogo CBA (7 km)
9h30 – Largada da 1ª moto/quadri/UTV na Prova Especial (150 km)
12h00 – Largada do 1º carro na Prova Especial (150 km)
19h00 – Briefing CBM
19h30 – Briefing CBA

11/03 – Domingo
8h00 – Largada na Especial moto/quadri/UTV (150 km)
10h30 – Largada do 1º carro na Prova Especial (150 km)
15h30 – Cerimonial de encerramento e premiação

Calendário do Campeonato Brasileiro de Rally Baja (CBM)
1ª e 2ª Etapas – 9, 10 e 11/3 – Rally Minas Brasil (Conceição do Mato Dentro/MG)
3ª e 4ª Etapas – 23, 24 e 25/3 – Rally Poeira (Araçatuba/SP)
5ª e 6ª Etapas – 4, 5 e 6/5 – Rally Cuesta Off Road (Botucatu/SP)
7ª e 8ª Etapas – 20, 21 e 22/6 – Rally de Inverno (Lençóis Paulista/SP)
9ª e 10ª Etapas – 21, 22 e 23/9 – Rally Rota SC (Lages/SC)
11ª e 12ª Etapas – 12, 13 e 14/10 – Rally Serra Azul (Itupeva/SP)
13ª e 14ª Etapas – 9, 10 e 11/11 – Rally Rota Sudeste (Barra Bonita/SP)
15ª Etapa – 7 e 8/12 – Rally dos Amigos (Avaré/SP)


Assessoria de Imprensa – Equipe Território Motorsport
MSuzuki Comunicação
Mércia Suzuki – cel. 11 99705-7720
mercia.suzuki11@gmail.com
www.msuzukicom.com.br