Heptacampeão do Rally dos Sertões, Edu Piano, poderá ficar fora do grid por falta de patrocínio

Créditos: Nelson Santos

Créditos: Nelson Santos

Vinte participações consecutivas, recordista de títulos na categoria caminhões, sete vezes campeão – um na geral dos carros e seis nos caminhões – por mais de uma década representou duas equipes de montadoras no Rally dos Sertões, além de uma trajetória de mais 20 anos no off-road, com várias vitórias e outros títulos. Toda essa trajetória não está sendo suficiente e o piloto paulista Edu Piano, poderá ficar fora da edição de 25 anos do Rally dos Sertões, caso não consiga fechar, ainda, essa semana com alguns parceiros.

Edu Piano

Desde 1996, quando participou pela primeira vez da competição, já virou uma tradição para o piloto e estar no grid tornou-se mais que um trabalho, um desafio, uma paixão. Não é a toa que foi o primeiro piloto com origem nos jipes, a ser campeão na geral dos carros. Aos 48 anos, empresário, preparador de carros de competição e chefe de uma das mais tradicionais equipes do segmento, a Território Motorsport, Piano luta para fechar a participação em mais uma edição, que acontecerá de 19 a 26 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Bonito (MS).

“Essa semana será decisiva para nós. Estamos em negociação com mais três parceiros de longa data, para tentar viabilizar nossa ida para mais um Sertões”, afirma Piano. “A situação econômica refletiu diretamente nos investimentos no rali. Nunca foi fácil fechar patrocínios na nossa modalidade, mas nos últimos anos portas foram se fechando e seguimos cortando custos e buscando alternativas”, explica.

Fabio Davini - Sertoes 2013

Fabio Davini – Sertoes 2013

Dos sete títulos conquistados, seis foram ao lado do navegador cearense Solon Mendes, que mais uma vez foi escalado para acelerar ao seu lado. “Está tudo acertado com o Solon, tanto que tivemos um bom desempenho no Baja Jalapão e foi um ótimo treino e para acertos do UTV. A luta continua e não vamos desistir de participar do Sertões”, ressalta Piano que está muito satisfeito com a nova categoria. “ Correr de UTV é um novo desafio e me adaptei bem. É a categoria que mais cresceu nos últimos anos. Estamos em terceiro no campeonato, já vencemos provas e estou gostando muito de pilotar este veículo que é bem rápido”, finaliza Piano que estreou em 2017 no Campeonato Brasileiro de Rally Baja, do qual está na terceira colocação na UTV Pró, a bordo de um Can-Am Maverick X3 X RS.

Tradição no rali – Mesmo em anos que perderam patrocinadores, a Território Motorsport nunca deixou de disputar e vencer o Rally dos Sertões. Em várias edições mais de 40 pessoas integravam a equipe, em outras, foram apenas com sete. Com sede em Tatuí, no interior paulista, a Território Motorsport é uma das mais vitoriosas da competição e do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Durante 12 temporadas (até 2014) a equipe representou o time oficial da Ford Caminhões (Ford Racing Trucks/ Território Motorsport) e faturou oito títulos entre 2007 e 2014 – seis deles com Piano e Mendes – até a categoria caminhões ser extinta do grid em 2015. Ainda, entre 2011 e 2014, representou a equipe oficial da Troller (Troller Racing/Território Motorsport), que sagrou-se bicampeã da prova na Production T2. A partir de 2016, Piano passou também a desenvolver e preparar UTVs.


Assessoria de Imprensa – Equipe Território Motorsport
MSuzuki Comunicação
Mércia Suzuki – mercia.suzuki11@gmail.com
Cel. 11 99705-7720
www.msuzukicom.com.br